Skip to content
Transplante de medula óssea
Transplante de medula óssea – Imagem ilustrativa

COMO É FEITO O TRANSPLANTE DE MEDULA – PRÉ E PÓS TMO 

Transplante alogênico

CONHEÇA O PASSO-A-PASSO DO PRÉ  TMO E PÓS TRANSPLANTE DE MEDULA ÓSSEA.

Procedimentos do preparo para o doador de medula óssea

COMO É FEITA A COLETA DAS CELULAS TRONCO?

A coleta das células tronco para o transplante de medula pode ser feita de duas maneiras:

MANEIRA 1 – As células-tronco são retiradas por uma agulha, por meio de punção no osso da bacia. O procedimento dura em média 60 minutos, e é feito sob anestesia. O doador precisa ficar em observação após o término. Uma avaliação pré-operatória verifica as condições clínicas e cardiovasculares, com o objetivo de orientar a equipe anestésica envolvida no procedimento operatório.

QUAIS OS SINTOMAS QUE O DOADOR DE CÉLULAS TRONCOS PODEM SENTIR APÓS O PROCEDIMENTO?

Os sintomas que podem ocorrer após a doação são: dor local, astenia (fraqueza temporária), dor de cabeça. Em geral são passageiros e controlados com medicamentos simples, como analgésicos.

MANEIRA 2 – As células-tronco são retiradas pela veia. Aqui, o doador recebe um remédio por aproximadamente 5 dias, para aumentar a produção das células-tronco e fazer com que elas passem a circular no sangue. Depois, por meio da veia do doador, o sangue passará por uma máquina de centrifugação e filtração que retira as células-tronco. Este processo de coleta dura de 4 a 6 horas e é similar a uma doação de sangue.

COLETA DE CÉLULAS TRONCOS EMBRIONÁRIAS

O sangue presente no cordão umbilical (cerca de 70 – 100ml) é drenado para uma bolsa de coleta. Em seguida, no laboratório, as células-tronco são separadas e preparadas para o congelamento e/ou uso.

Procedimentos do preparo para o paciente de medula óssea

Condicionamento – É um processo de preparo para o recebimento da medula óssea do doador. O paciente é submetido a um regime de quimioterapia em altas doses com o intuito de destruir a medula óssea do próprio paciente e de reduzir a imunidade para que seja evitada a rejeição.

São utilizados medicamentos extremamente potentes, com o objetivo de destruir, controlar ou inibir o crescimento das células doentes da talassemia.

O uso de cateteres geralmente é necessário para a administração destes medicamentos.

QUAIS OS EFEITOS COLATERAIS PARA O PACIENTE  DURANTE A QUIMIOTERAPIA?

Alguns efeitos colaterais podem acontecer durante o tratamento com os quimioterápicos, como enjoo e vômito, diarreia, obstipação (intestino preso), alteração no paladar, boca seca, feridas na boca e dificuldade para engolir. Mas saiba que existem alternativas para amenizá-los. A nutrição é uma importante aliada na melhora de cada um deles.

A queda de cabelo também costuma acontecer, pois a quimioterapia atinge as células malignas e também as saudáveis, em especial as que se multiplicam com mais rapidez, como os folículos pilosos, responsáveis pelo crescimento dos cabelos. Nessa fase, busque por alternativas como lenços, bonés, chapéus ou perucas, caso se sinta mais à vontade.

A baixa imunidade, comum a esta fase do tratamento, pode facilitar o surgimento das infecções. A febre é o aviso de que um processo infeccioso está começando, então não deixe de procurar o médico. Se for necessário, medicamentos serão administrados. Mas com pequenos cuidados, como lavar as mãos com frequência, é possível evitar que essas temidas infecções apareçam.

SAIBA O QUE ACONTECE QUANDO AS CÉLULAS TRONCOS DO DOADOR SÃO TRANSPLANTADAS NO PACIENTE

As células-tronco doadas são infundidas no paciente, com a finalidade de reconstituir a fabricação das células saudáveis. O procedimento é parecido com uma “transfusão de sangue”. No caso da medula previamente congelada, utiliza-se um líquido conservante na bolsinha, que também pode causar alguns desconfortos, como náusea, vômitos, sensação de calor e formigamento. Mas o paciente será monitorado a todo momento.

Normalmente, o paciente permanece internado por mais de 15 dias, para o acompanhamento da evolução no tratamento.

COMO É O PÓS-TRANSPLANTE DE MEDULA ÓSSEA?

O transplante não acaba quando termina a transfusão das células tronco. Logo após o transplante começa a fase conhecida como aplasia medular, devido à queda do número de todas as células do sangue. Nos 100 primeiros dias após o TMO, o paciente fica mais predisposto a infecções (neutropenia) e passa a receber inúmeros antibióticos, além de medicamentos que estimulam a produção dos glóbulos brancos (que combatem as bactérias e vírus). Neste período, se perceber o surgimento de febre, calafrios, mudança no aspecto das fezes e da urina, enjoos, dores e sangramentos, entre em contato com o médico.

9 PASSOS PARA PREVENIR OS PROBLEMAS QUE PODEM SURGIR APÓS O TRANSPLANTE DE MEDULA

  1. Evite contato com: animais, plantas e pessoas com doenças contagiosas, como catapora, sarampo e até mesmo a gripe
  2. Evite frequentar: piscinas, lagoas e praias, pois algumas infecções podem ser transmitidas por germes encontrados nestes locais
  3. Reforce higiene corporal e seus cuidados
  4. Use máscara em lugares públicos, muito movimentados
  5. Coloque Limites na visitação: limite no número e frequência de visitas
  6. Lave as mãos sempre
  7. Evite lâminas para se barbear ou depilar
  8. Evite retirar cutículas
  9. Escove os dentes delicadamente

O QUE É ENXERTO X HOSPEDEIRO?

Cerca 50% dos pacientes que realizam o transplante alogênico apresentam essa doença cerca de três meses após o procedimento. Ela acontece porque a nova medula óssea, provinda do doador, passa a reconhecer os órgãos do paciente como estranhos e, automaticamente, iniciam um ataque contra eles. São de dois os tipos:

DOENÇA DO ENXERTO x HOSPEDEIRO AGUDA – ocorre geralmente nos primeiros três meses após o procedimento. Pele, intestino e fígado são os órgãos mais frequentemente acometidos. 

DOENÇA AGUDA DO ENXERTO x HOSPEDEIRO PODE CAUSAR:

  • Manchas vermelhas nas mãos, pés e rosto
  • Manchas espalhadas pelo corpo
  • Erupções na pele
  • Febre
  • Diarreia
  • Dores abdominais
  • Icterícia (coloração amarelada da pele e mucosas devido alterações no fígado) 

DOENÇA DO ENXERTO x HOSPEDEIRO CRÔNICA – em geral ocorre após 3-4 meses do transplante e pode durar anos. Os principais órgãos acometidos são pele, mucosas, articulações e pulmão. 

SINTOMAS DA DOENÇA CRÔNICA DO ENXERTO x HOSPEDEIRO PODE CAUSAR:

  • Lesões nestes órgãos, causando até falta de ar
  • Enrijecimento e escurecimento da pele
  • Coceira pelo corpo
  • Boca seca e sensível
  • Olhos secos
  • Secura vaginal 

O QUE FAZER PARA AMENIZAR OS SINTOMAS DA DOENÇA CRÔNICA DO ENXERTO x HOSPEDEIRO:

  • Não se exponha ao Sol nesta fase, pois a pele estará muito sensível
  • Use chapéu e sombrinha quando for sair de casa, além, é claro, de utilizar filtro solar (em gel e livre de óleo)
  • Opte por sabonete hidratante sem perfume
  • Utilize cremes hidratantes sem álcool pois também ajudam
  • Evite o uso de maquiagem e perfumes, pois podem irritar a pele
  • Umedeça os lábios com hidratante labial, com manteiga de cacau ou óleo mineral
  • Utilize lubrificantes para a secura vaginal é possível (mas não esqueça de utilizar camisinha, para não correr riscos de infecções!). 

A PEGA DA MEDULA

É quando a medula óssea começa a funcionar novamente (geralmente em torno de 2-4 semanas após a infusão) pode-se dizer que houve a pega da medula, ou seja, o transplante obteve sucesso e a medula começou a funcionar perfeitamente. 

MAS FIQUE ATENTO! o monitoramento médico continua sendo essencial, pois mesmo após um ano de procedimento, pode vir a aparecer alguma complicação tardia.

QUANDO O PACIENTE QUE RECEBEU TRANSPLANTE DE MEDULA TEM ALTA?

A alta só será possível no momento em que a medula óssea estiver funcionando bem, ou seja, produzindo as células do sangue que protejam o paciente contra infecções e hemorragias.

Back To Top