Skip to content

Talassemia menor (ou traço talassêmico)

Seus portadores apresentam apenas uma herança genética da talassemia, adquirida do pai ou da mãe. Eles apresentam uma leve anemia, sem necessidade de tratamento.

Mas a consciência de que se tem este tipo de talassemia é muito importante, já que existem 25% de chances de uma criança, filha de pai e mãe portadores da talassemia menor, nascer com a talassemia maior, o tipo mais grave da doença, que exige tratamento por toda a vida.

 

Algumas curiosidades:

Talassemia menor pode apresentar sintomas. Esta informação não é verdadeira. Embora o portador tenha uma alteração genética que faz com que os glóbulos vermelhos possuam um tamanho menor que o normal, eles funcionam normalmente. Isso acontece porque o organismo cria um mecanismo de adaptação, fazendo com que os pacientes passem a produzir quantidades maiores de glóbulos vermelhos. Assim, se sintomas como cansaço, tontura, dores pelo corpo surgirem é importante procurar um médico para descobrir o que vem ocasionando.


Tomar ferro e ácido fólico está liberado. Sim, é possível que o portador de talassemia menor precise tomar estas duas suplementações. Mas é importante ter cuidado.

O ferro só é indicado caso os exames mostrem que há deficiência de ferro no organismo. Porém, se ele for utilizado sem recomendação e por longos períodos, pode levar à uma sobrecarga de ferro causando danos em órgãos como o fígado e glândulas.

Já o ácido fólico não causa nenhum prejuízo se tomado sem real necessidade. Porém, ele só é indicado caso o paciente afirme que consome poucas folhas verdes cruas, ou seja, saladas. O ideal é que seja consumido um prato dessas folhas 4 vezes na semana.


Doar sangue e órgãos é proibido. Depende. A talassemia menor não afeta o funcionamento dos órgãos, então pessoas com essa condição genética podem sim optar por esse tipo de doação. Ser um doador voluntário de sangue também é possível, desde que a hemoglobina esteja igual ou maior a 13 g/dl para homens, e 12,5 g/dl para mulheres.


Grávidas precisam tomar ferro. Sim! Porém, é frequente que mulheres não talassemicas grávidas também precisem tomar. É normal que durante a gravidez haja uma queda do hematócrito e da hemoglobina. A diferença é que se recomenda um monitoramento mais frequente dos índices hematimétricos, podendo ser mensal em grávidas com a talassemia menor. Além, é claro, de sempre manter contato com o obstetra para ter informações do desenvolvimento do feto e qual o melhor tipo de parto, normal ou cesariana.

Na imensa maioria das vezes a gestação decorre como se fosse uma mulher sem o traço talassêmico e raramente apresenta algum perigo para o feto.


A talassemia menor pode levar à leucemia ou à síndrome mielodisplásica. Não. A talassemia menor por si não leva a outros problemas hematológicos, especialmente a doenças malignas.


A talassemia menor precisa de tratamento. O que acontece frequentemente é a indicação do uso do ácido fólico, já que por apresentar uma maior produção de glóbulos vermelhos, o organismo dessas pessoas tem também um consumo aumentado do ácido. O importante é estar sempre em contato com o médico para não realizar tratamentos não recomendados.


Relação talassemia menor – consultório médico. Não há uma regra sobre qual a frequência que se deve ir ao médico, mas o indicado é ir pelo menos uma vez ao ano para realizar um check-up.

As mulheres devem prestar atenção no período menstrual para verificar se há uma perda de sangue aumentada e, nesse caso, ir ao médico o mais rápido possível.

No caso infantil, até 12 anos, é importante ter um acompanhamento mais de perto para garantir que a criança esteja com os níveis de vitaminas adequados e cresça saudável.

Lembrando sempre que é extremamente importante seguir as indicações do especialista.


Crianças com talassemia e o crescimento. As crianças com a talassemia menor são iguais as crianças sem o traço, desde que se alimentem corretamente e não apresentem outras doenças. Espera-se que elas tenham um crescimento nas faixas normais da população em geral.


Boa qualidade de vida para talassemia menor. Espera-se uma qualidade de vida normal. Não há restrições para as pessoas com esse tipo de talassemia. Claro que para atividades de alta performance, como maratonas e longas competições de nado, o paciente com talassemia menor talvez não consiga a mesma performance, mas não está impedido de fazê-las.


Tomar L-Carnitina é uma opção de tratamento. Depende. Há um estudo em pacientes com talassemia menor que, após tomarem o L-Carnitina, apresentaram uma elevação dos níveis desta substância e se sentiram melhor.

Mas não é um estudo com conclusões precisas, porque houve falha no seu método. Além disso, os estudos foram realizados principalmente no Oriente Médio, então os costumes e estilo de vida são diferentes dos nossos e os resultados podem sofrer alterações.

Então sim, esse medicamento pode ser benéfico para alguns pacientes, mas é preciso ter cautela. Os sintomas devem ser investigados para se ter certeza que eles estão de fato sendo causados pelo baixo nível da L-Carnitina.


A talassemia menor no campo de pesquisa. Atualmente, os estudos estão mais voltados para a prevenção do nascimento de crianças com talassemia maior a partir de um casal com talassemia menor. Para a talassemia menor em si, não há novidades.


A talassemia menor não mata. Como vimos, a pessoa com este tipo de talassemia tem uma vida normal, sem sintomas e sem a necessidade de realizar tratamentos. Por este motivo, este tipo de anemia não leva a óbito.

Back To Top