Skip to content

Abrasta se reúne com CAF e Hospital São Paulo para tratar do desabastecimento dos quelantes de ferro, insumos e filtros.

A Abrasta esteve nesta segunda-feira (30 de maio), com a Coordenadoria de Assistência Farmacêutica (CAF) do Estado de São Paulo para averiguar a grave situação do desabastecimento dos quelantes de ferro, deferasirox e desferoxamina, na qual foram pedidas providências urgentes. A situação da falta de medicamentos não é nova e está diretamente ligada ao planejamento, resolução de burocracias e prioridades em âmbito estadual e federal. 

A Coordenadora do CAF, Alexandra Mariano, apontou problemas com relação aos insumos e contratos. A estimativa é que o estoque de deferasirox garanta o abastecimento da rede por aproximadamente um mês, o que agravará a situação. 

Já o pregão para compra da desferoxamina estaria previsto para o mês de junho, mas ainda não há data confirmada para acontecer, o que aumenta o risco de desabastecimento. A não quelação pode acarretar prejuízos aos pacientes, sobretudo aos que são intolerantes aos demais medicamentos disponíveis no mercado. 

Hospital São Paulo

 

No mesmo dia, também estivemos com o superintendente do Hospital São Paulo, Dr. Nacime Salomão Mansur, para discutir a situação da falta de medicamentos, insumos e filtros, além das dificuldades para a realização de exames. Foram destacados os desafios que o Hospital enfrenta e como é necessário o apoio das associações de pacientes.

A Abrasta fará o acompanhamento dos encaminhamentos das reuniões e continuará na busca de resoluções para a garantia dos direitos dos pacientes.

Se você estiver enfrentando dificuldades no acesso aos quelantes de ferro, entre em contato com o Apoio ao Paciente no Whatsapp ? (11) 3149-5190, e-mail: abrasta@localhost ou site: https://abrasta.org.br/. Sua notificação é importante para o acompanhamento e monitoramento da real situação. 

 

Fonte: Advocacy e Políticas Públicas Abrasta 

Back To Top