0800 773 9973 abrasta@abrasta.org.br

Viver bem faz parte do tratamento.

Ser um portador de talassemia e precisar passar por um rigoroso tratamento pode parecer complicado, às vezes. E sabemos disso. Mas é importante ter em mente que, mesmo diante desta realidade, é possível viver bem e com qualidade.

E para ajudar você a dar o primeiro passo, separamos algumas dicas especiais de bem-estar!

 

Exames sempre em dia.

Cuidar da saúde é fundamental para que as atividades cotidianas sejam realizadas de maneira plena. Mantenha o contato com a equipe médica e multiprofissional, por meio das consultas de rotina. Para não esquecer, avisos no celular e até mesmo na geladeira são boas opções!

 

Transfusões de sangue no tempo correto.

Ok, você já sabe o quanto é importante realizar as transfusões de sangue periódicas. Mas fique de olho! O paciente com hemoglobina entre 9,5 a 10 g/dL já deve realizar a transfusão e na bolsa de sangue é preciso constar quando aquele sangue foi coletado, se é fenotipado e seguro, com o teste NAT. Durante o procedimento, aproveite para ler um livro, escutar suas músicas favoritas, enfim, se ocupe com atividades que deem prazer e que distraiam a mente…

 

Diga sim aos quelantes!

Para a maior parte dos pacientes, não é novidade que o uso dos quelantes é indispensável para afastar problemas sérios causados pelo excesso de ferro. Mas para não esquecê-los, uma dica é associar os medicamentos com o café da manhã, almoço e janta, respeitando o jejum quando indicado. Para quem toma Deferasirox (Exjade® ou Desairon®), misturá-lo aos sucos de laranja ou maçã pode ser uma boa pedida. Já o quelante Ferriprox é mais tolerável com estômago cheio.

Xô efeitos colaterais.

O uso de qualquer medicamento pode despertar reações adversas no corpo, mas algumas exigirão cuidados maiores. Fique sempre atento aos possíveis efeitos dos quelantes e se notar algo muito diferente, avise seu médico!

 

Documentos em mãos.

Mantenha sempre organizada a documentação para a renovação de processo referente ao seu medicamento de alto custo. Assim, você terá seu quelante garantido.

 

Mantenha sua família e amigos por perto.

É muito bom estar ao lado de quem mais se ama e confia. Aproveite estes momentos para conversar, dizer o que sente e se distrair!

 

Tenha uma boa noite de sono.

Sabe-se que dormir bem fortalece a memória, previne a depressão, melhora o desempenho nas atividades e evita doenças cardíacas. Antes de dormir, troque o celular ou a TV por um chá quentinho e uma música relaxante.

 

Pratique atividade física.

Separe um tempinho de seu dia para realizar uma caminhada, aulas de dança ou, se preferir, de natação. Além de fortalecer os músculos, a atividade física ajuda a prevenir a osteoporose. Manter-se em movimento é essencial para a saúde do corpo e da mente.

 

Empreender, já pensou nisso?

Alguns pacientes relatam ter dificuldade para encontrar um emprego, já que as empresas não entendem suas necessidades de saúde. Sim, o mercado ainda precisa mudar muito! Mas em tempos de empreendedorismo, que tal deixar seus talentos aflorarem e montar o seu próprio negócio? Assim, você conseguirá fazer as atividades que gosta, no seu tempo, e ainda ganhar um dinheirinho.

 

Alimente-se bem.

Deixe os enlatados e embutidos de lado. Opte por comer saladas, legumes, frutas, grãos, cereais e carnes magras. E não esqueça de beber bastante água!

 

Pratique sua fé.

Cultivar a espiritualidade, independente de qual religião siga, pode ajudar a trazer força para enfrentar aqueles momentos que parecem ser tão difíceis.

 

Passeie mais!

Conheça diferentes lugares e pessoas. Aproveite o ambiente de trabalho, escola, faculdade, academia para criar novos ares e dividir experiências.

 

Compartilhe sua história.

A troca de experiências com outros pacientes pode trazer a força necessária a todos que estejam enfrentando dificuldades para lidar com o tratamento.

 

E não se esqueça: a Associação Brasileira de Talassemia (Abrasta) está à sua disposição para o que precisar!

 

(11) 3149-5190 | abrasta@abrasta.org.br

Rua Dr. Fernandes Coelho, 64 – 13º andar | Pinheiros – São Paulo/SP